quarta-feira, 8 de julho de 2009

MOVIMENTOS ARTÍSTICOS E SUAS CARACTERÍSTICAS




Surrealismo// Cubismo// Primitivismo// Modernismo// Romantismo//Por Art// Renascimento


Romantismo// Barroco


RENASCIMENTO- Século XVI- É marcado pela capacidade ilimitada da criação humana ( racionalidade) é impulsionado pelo processo econômico das cidades italianas, dominada por uma rica burguesia, interessada nas letras e nas artes. Os principais artistas deste movimento são: Leonardo da Vinci e Michelangelo.

BARROCO- Século XVII / XVIII- Mistura a espiritualidade da Idade Média com a racionalidade do Renascimento. A sua principal marca é o contraste com as obras rebuscadas. Os mestres do movimento são: o italiano Caravagglio e o holandes Rem Brandt. O Barroco da início a arte no Brasil, ligada a igreja e o principal nome do movimento é o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Alejadinho.

ROMANTISMO- Aparece no fim do século XIX. Defende a liberdade de criação e valoriza a emoção, as obras valorizaram a individualidade, o sofrimento amoroso, a natureza e o passado. O movimento é influenciado pelo francês Jean-Jacques Roussean e na pintura o ícone foi o espanhol Francisco Goya. O tema era: "O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe".

PRIMITIVISMO- Foi desenvolvida por artistas populares, com pouca formação técnica, são pinturas consideradas ingênuas ou exôticas. O movimento surgiu em 1886 na França, por iniciativa de intectuais que valorizaram as criações populares. No Brasil os expoentes foram, Heitor dos Prazeres e Mestre Vitalino.

CUBISMO- Surge no século XX e é considerado o mais influente movimento desse século. Os artistas pintam objetos achatados, eliminando a ilusão de tridimensionalidade, revelando todas as faces da fígura as mesmo tempo. Utilizam figuras geométricas, como piramides, cubos e cilindros. O grande nome do cubismo é Pablo Neruda.

SURREALISMO- Aparece nos anos de 1920 na França e teve influência do Psicanalistas Freud, utiliza o papel inconsciente na criação, livre do controle e da razão. Os principais artistas do movimento são: o belga René Megritte, o alemão Max Ernst e o espanhol Salvador Dali.

MODERNISMO- No Brasil, o termo identifica o movimento desencadeado pela semana da arte Moderna de 1922 em São Paulo. Seus principais membros rejeitavam as influências estrangeiras, mesclavam a cultura internacional com a cultura nacional. Originando uma arte vinculada a realidade brasileira e os principais nomes do movimento é Tarsila do Amaral e o escultor Victor Brecheret.

POP ART- São artes plásticas que utilizam os elementos da cultura de massa e da sociedade de consumo, surge na década de 50. No Reino Unido ganha força. É nos EUA usa a linguagem da publicidade e da televisão , os ídolos populares são a base da criação e o principal nome do movimento é Anoy Warhol.

15 comentários:

  1. obrigada encontrei tudo que precisava,arte e tudo de bom

    ResponderExcluir
  2. achei td q precisava ogrigado


    ERICA SOARES

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o conteúdo é perfeito, tem resumo legal e é objetivo e tem clareza porém tem erros de português e concordância
    verifique e pop art --- No reino unido ganha força. É nos EUA usa a linguagem da publicidade -------------->>>>>>>>>> Verifique os erros de concordância e seu blog pode ganhar mais acesso

    ResponderExcluir
  4. revise todo o conteúdo e verá que realmente isso é verdade.......

    ResponderExcluir
  5. é uma bosta ta tudo bagunçado seus burro fais direito pelo menos

    ResponderExcluir
  6. Preciso de ajuda de alguéeeeeeem, preciso identificar pelo menos ummovimento artisticos anuncio publicitario, alguém pode me ajudar via skype?

    ResponderExcluir
  7. Pablo Neruda nunca foi cubista, é um poeta chileno, Pablo Picasso é Cubista e sua obra mais importante é Guernica

    ResponderExcluir
  8. A intenção é boa mas o conteúdo da intenção deixa a desejar. Que pena que o nosso querido informante tenha sido desleixado na hora que mais devia informar-se para não pagar o mico a que hora se expõe. É lamentável.

    ResponderExcluir
  9. REVISAR, REVISAR, REVISAR, REVISAR......... (O grande nome do cubismo é Pablo Neruda.?) Tá... lembra quando pintou "Veinte poemas de amor y una canción desesperada"? ou quando Pablo Picasso escreveu aquela famosa obra "Guernica"?

    ResponderExcluir
  10. Gostei e me inspirei para criar tipos de pessoas nos estilos.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Essa pintura da Mona Lisa não é a original. Gostaria de saber quem a pintou, de qual estilo ela faz parte?

    ResponderExcluir
  12. alguém pode me ajudar, preciso fazer uma trabalho realismo e biografia do artista Eduard manet.

    ResponderExcluir