sexta-feira, 3 de julho de 2009

DICAS SOBRE ENEM 3

NO ENEM,NA MAIORIA DAS VEZES A PRÓPRIA PERGUNTA, APONTA A RESPOSTA, portanto é preciso muita atenção ao ler cada questão pois na maioria das vezes, todos os elementos necessários para que se ache a resposta certa estão contidos no próprio enunciado da questão.

O novo ENEM, mesmo com maior exigência de conteúdo, continuará a valorizar muito a "competência leitora". (Competência Leitora: não se trata só de texto mas também da capacidade do aluno ler corretamente gráficos, mapas, fotos legendas e tabelas, tirando deles todas as informações complementares existentes). Por exemplo, uma pintura, uma foto, uma gravura pode ser relacionado com o seu tempo, uma gráfico pode informar um momento certo em que o determinado fenômeno aumenta diminui ou permanece constante. Um gráfico em forma de "U" indica uma queda e logo depois uma subida, em forma de "L" uma queda e depois uma estabilidade, em forma de "W" indica uma variação muito grande dentro de um pequeno intervalo, portanto é preciso muita atenção para poder acompanhar a evolução da linha do gráfico e os dados fornecidos por eles.

Neste tipo de questão, o que exige do aluno é que leia o enunciado com calma e concentração. É fundamental não se intimidar nem com o assunto, nem com o tamanho da questão, pois, com frequência a própria pergunta instrui você a respeito do tema, ou seja, a própria pergunta fornece a dica para você elaborar a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário