quinta-feira, 23 de julho de 2009

CONCENTRAÇÃO DE RENDA


TEXTO 2:

Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(IPEA), a renda controlada pelos brasileiros que representam 1% dos mais ricos da população é igual a dos 50% mais pobres. Portanto podemos afirmar que o Brasil é uns dos países que registram os maiores índices de concentração de riqueza do mundo. Contudo os dados recentes mostram um avanço, o número de brasileiros abaixo da linha de miséria caiu aproximadamente de 28% para 19% da população.


Alguns especialistas, apontam como fatores importantes para essa redução, o programa do Governo Federal, Bolsa Família e o aumento real do salário minímo nos últimos anos.


O Brasil melhorou também sua posição em relação ao ( IDH) Índice de Desenvolvimento Humano que leva em conta a renda e aspectos sociais, culturais e de saúde da população. Desde de 2007, o país está cotado no grupo das nações de alto desenvolvimento humano, dois fatores ajudaram nesta classificação: o aumento da expectativa de vida que alcançou os 72 anos e a elevação da taxa de alfabetização, mais é bom lembrar que existe um longo caminho a ser percorrido, pois o Brasil ainda é uns dos países que registra os maiores índices de concentração de renda do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário