segunda-feira, 14 de junho de 2010

INDICAÇÃO CIENTIFICA



A sua mãe não é que você pensa que é!

Não, isso definitivamente não é um programa como aquelas coisas sensacionalistas grotescas da TV que patrocinam exames de DNA a rodo só para ganharem audiência. Isso é por incrível que pareça, um fato cientifico.

Falando em fatos, vamos a eles. Sabe os átomos? Aqueles que a gente conheceu no fim do ensino fundamental, ou no começo do Ensino Médio. Aquelas coisinhas pequeninas que eram consideradas as menores partículas da matéria ( até os microscópios irem se aperfeiçoando). Aqueles átomos que, para a maioria de nós foi um verdadeiro porre decorar suas siglas, camadas e mais um monte dados... pois é. Esses aí mesmo!

Segundo o Big Bang, a teoria mais embasada e aceita pela comunidade cientifica sobre a origem do universo, apenas dois tipos de átomos existiam originalmente: o Hidrogênio e Hélio. Ah, quem dera que nas aulas de química só precisássemos estudar essa dupla!

Continuando, então a pergunta fica no ar é: como diabos surgiram esses tais de Carbono, Oxigênio, Ferro, Ouro, Prata, Mercúrio e essa “cambada”de átomos que deixam à gente doidona ao consultar a tabela periódica? A surpreendente resposta é que eles foram fabricados nas estrelas!

Você sabia que aquelas bolinhas de gás tão bonitas que iluminam nossa noite na verdade são usinas nucleares gigantes? No interior das estrelas ocorrem diversas reações atômicas devido às densidades e temperaturas elevadas, principalmente em seu núcleo ( mais de 20 milhões de grau Celsius, é melhor não se empolgar em curtir um verão num lugar como esse!), essas condições fazem com que os átomos mais simples como os dois que citamos ali em cima( Hidrogênio e Hélio) se juntem para formar átomos mais complexos( quase todos os outros que conhecemos) incluindo quase todos os átomos de nosso corpo como Oxigênio, Carbono, Nitrogênio e entre outros.

Calma, não precisa pedir um exame de DNA para saber qual estrela é sua mãe! As estrelas que fabricaram os elementos que constituem nosso organismo já se foram. O sol é uma estrela de terceira geração, o que significa que outras estrelas já existiram antes dele e foram essas que espalharam os elementos químicos pelo espaço justamente quando “faleceram”( as estrelas também morrem!).

Calma de novo, Não precisa chorar por você ser um órfão. O ciclo da natureza é assim mesmo. Se as estrelas não “morressem” não teria como elas espalharem seus elementos pelo universo e dificilmente você estaria vivo e lendo esse texto. Portanto alegre-se, estufe o peito para dizer: Minha mãe é uma estrela!!!

Um comentário: