sexta-feira, 30 de abril de 2010

É PRECISO INVESTIR MACIÇAMENTE EM EDUCAÇÃO!


Vladimir Palmeira


É preciso desenvolver um projeto educacional que promova a conscientização do consumo, a sustentabilidade ambiental, o conhecimento de novas profissões e o acompanhamento do mercado de trabalho futuro, afinal, a escola representa o momento de plantar e para se colher belos frutos é preciso regar a cabeça dos nossos estudantes todos os dias.
O momento é propício para investir em educação. Nos últimos anos, principalmente no Governo do Presidente Lula, as empresas nacionais foram fortalecidas, as políticas sociais ampliadas, diminuindo-se as desigualdades. O Brasil, hoje, é um país respeitado no exterior, tanto pela seriedade e competência na condução de sua política econômica quanto pelos investimentos sociais, o que ampliou os horizontes para brasileiras e brasileiros. Agora, para continuarmos sendo respeitados, é necessário investir maciçamente em educação e para que isso aconteça, a curto prazo, é preciso ter o Governo Federal como parceiro na complementação salarial dos profissionais de educação e na garantia dos investimentos, contando com a fiscalização da grande imprensa e de toda a sociedade civil, o que torna o processo mais transparente; elevando a discussão sobre a educação a um patamar nacional.
Assim, com a instituição “Escola” fortalecida e seus profissionais respeitados, podemos trabalhar seriamente a implantação no currículo de temas como tratamento de resíduos, aquecimento global, energia limpa, transportes alternativos, entre outros ; enfim, investir em ciência e tecnologia no ensino básico. E para isso, não basta simplesmente capacitar os professores e oferecer ferramentas adequadas, pois para que o objetivo seja alcançado é necessário que, de forma concomitante, seja estabelecido um Plano Nacional de Recuperação Salarial dos Profissionais de Educação.
O complemento Federal tem que ser muito maior e melhor regulamentado do que está disposto no FUNDEB, o que já é um avanço, mas por não ser direcionado de forma clara para ser aplicado na valorização do profissional, perde-se na burocracia ou na má vontade de alguns governos municipais.

Desenvolvimento sustentável só se conquista com investimentos pesados e diretos na educação.
A Ministra da Casa Civil Dilma Roussef, em recente entrevista, declarou que o nosso Brasil é um país de imensas riquezas, mas a maior delas é, sem dúvida, o povo brasileiro. Portanto, investir em Educação é investir no Brasil.

Enviado por e-mail
VLADIMIR PALMEIRA
Foi ex-deputado Federal Constituinte, teve um papel destacado no Congresso Constituinte. Era o responsável do PT pela área econômica, onde conseguiu aprovar pontos como a nacionalização da exploração mineral e o estabelecimento de medidas de defesa da empresa nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário