sexta-feira, 30 de abril de 2010

DOIS DEDOS DE PROSA COM A DEPUTADA CIDA DIOGO


ENTREVISTA DA DEPUTADA CIDA DIOGO PARA O JORNAL OPÇÃO REGIONAL

Opção Regional: Deputada, gostaríamos de saber como a senhora vem atuando em relação ao projeto do senador Paulo Paim que visa a reposição salarial dos aposentados?

Cida Diogo: Antes de qualquer coisa, gostaria de registrar que sou totalmente a favor dos três projetos do Senador Paulo Paim, que já foram aprovados no Senado e estão para ser votados na Câmara de Deputados. Já participei de encontros, debates e reuniões juntamente com o Senador no sentido de garantir a sua aprovação no plenário da câmara. Uma destas reuniões foi muito importante, porque foi com o Presidente da Câmara Federal Dep. Michel Temer que se comprometeu em incluir esses projetos na pauta de votação em plenário.

Dep. Federal Cida Diogo, Senador Paulo Paim e o Presidente da Câmara Federal Dep. Michel Temer

Opção Regional: Nove em cada 10 analistas acreditam que o Brasil está no rumo certo do desenvolvimento econômico sustentável, e com isso existe a perspectiva de mais empregos, portanto vai ser necessária maior qualificação e formação universitária. O que a senhora tem feito neste sentido?
Cida Diogo: Acho que preparar os nossos jovens para este novo momento que o nosso país vive, é muito importante. Com a previsão de crescimento significativo para o Brasil com geração de muitos empregos, haverá necessidade de muita mão-de-obra qualificada, por isso temos lutado para expandir na região Sul Fluminense, Universidades, Escolas Técnicas, Centros Vocacionais Tecnológicos e cursos técnicos à distância. Para a UFF foram mais de 20 milhões de reais que conseguimos articular, para a UERJ foram 1 milhão de reais, para o CVT de Barra do Piraí foram 500 mil reais, além de cursos à distância que estão sendo implementados em várias cidades do Sul Fluminense.

Opção Regional: Existe uma unanimidade sobre a importância de uma maior integração das cidades da região para que juntas elas possam unir forças e construir um projeto objetivando o desenvolvimento econômico sustentável. Quais ações a senhora têm feito nesse sentido?
Cida Diogo: Desde 2007 venho articulando com o Ministério da Integração Nacional seminários, encontros e reuniões para debater um projeto integrado de desenvolvimento regional. A última iniciativa aconteceu no final de 2009, quando promovi um encontro da ADEMP – Agência de Desenvolvimento do Médio Paraíba com o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e Ministro dos Transportes, Alfredo Pereira do Nascimento para discutir projetos de desenvolvimento para nossa região.

Dep. Federal Cida Diogo, Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e Ministro dos Transportes, Alfredo Pereira do Nascimento


Opção Regional: A senhora tem um trabalho especifico em relações às questões ambientais?
Cida Diogo: Tenho. Faço parte hoje da Frente Parlamentar em defesa do meio Ambiente e tenho discutido tanto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, quanto com o Ministério do Meio Ambiente, projetos importantes para o nosso estado. Tenho orgulho de ter apresentado o PL 5300/2009, que visa como condição obrigatória para a outorga de captação de água, o reflorestamento das matas ciliares, a cargo das empresas outorgadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário