quarta-feira, 17 de março de 2010

COMO FUNCIONA O FIES

O financiamento é destinada ao estudante que deseja ingressar no Ensino Superior, veja o que é necessário e como funciona o FIES:

* Juros de 3,5% ao ano
* Prazo para o pagamento
Você começa a pagar em 18 meses
Após a formatura e tem 3 vezes a duração do curso( ou seja um curso de 4 anos, tem o prazo de 12 anos)
* O financiamento pode ser feito em qualquer época do ano.

Para saber mais e fazer a sua inscrição, acesse: www.mec.gov.br

NA UFF DE VOLTA REDONDA TEM CINCO CURSOS PARA AS VAGAS REMANESCENTES


Foto de Felipe de Souza

Na cidade de Volta Redonda,os candidatos vestibulandos 2010 têm uma nova oportunidade de ingressar na UFF (Universidade Federal Fluminense), no campus de Volta Redonda. Há vagas remanescentes para cinco cursos e para concorrer não é necessário que o interessado tenha feito o vestibular da universidade.

A inscrição para as vagas começou feita ser feita na segunda, dia 15 de Março e terminando na quarta-feira (17). A classificação será feita com base nas notas do Enem e, se restarem vagas, vai abranger os candidatos que prestaram vestibular para outro curso da UFF. No segundo caso, é necessário que o vestibulando não tenha sido eliminado na segunda etapa.

Todos os interessados poderão inscrever-se através do site www.vestibular.uff.br/2010/editaldevagas. É necessário apresentar os números de inscrição do Enem 2009 ou do Vestibular UFF 2010 e do CPF.

As vagas em Volta Redonda são para: administração pública, ciências contábeis, física (bacharelado), matemática (bacharelado) e química (bacharelado e licenciatura noturna).

Mais informações pelo telefone: (24) 3344-3030.

Sisu

Os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) devem ficar atentos ao prazo. Hoje (12) é o último dia para a realização de matrícula.

Fonte: Diário do Vale

CURSOS PROFISSIONALIZANTES E TÉCNICOS MAIS E MELHORES

O Ensino Médio tem o objetivo de proporcionar uma formação geral, ampla fundamentado de uma base de conhecimentos para garantir o ponto de partida, portanto é necessário uma rede de massa de formação profissional com cursos profissionalizantes de até dois anos para atender a maioria da população e o mercado de trabalho, uma parcela partiria para as universidades e em consequência disso, uma rede de pesquisas e cursos de professores e de doutores.
Nem todos pretendem ou conseguirão ter uma formação de nível superior, mas para que todos possam ter uma profissão é preciso que haja uma generealização de cursos profissionalizantes mais curtos.

quarta-feira, 10 de março de 2010

PEDALAR CONTRIBUI PARA A QUALIDADE DE VIDA


O Jornal Opção Regional e o Blog : portadeescola.blogspot.com, em breve deverá promover uma cicloata musical(passeio ciclistivo com música) na cidade de Volta Redonda.

Serão distribuídos prêmios para as bicicletas mais originais e mais enfeitadas, os prêmios serão bolsas de estudo em vários cursos de informática.

Se você está afim de participar, faça um comentário sobre o nosso blog e deixe seu e-mail e telefone.

ProUni abre segunda etapa de seleção com 85 mil bolsas de estudo


A segunda etapa de matrículas para os estudantes que foram pré-selecionados no Programa Universidade para Todos(ProUni)se encerrou na última semana do mês de fevereiro de 2010, abriu outra etapa que encerrou no dia 07 de Março e o resultado será divulgado no dia 10.Para se inscrever é necessário que o candidato tenha feito o ENEM e obstido a média mínima de 400,considerando as quatro provas e a redação. Quem tirou zero na redação não poderá participar.Só podem se candidatar, alunos que não estejam ocupando uma outra vaga em instituição pública e que se encaixem nas faixas de renda determinadas pelo Ministério da Educação(MEC).

No total, estão sendo oferecidas 85 mil bolsas: 50.495 parciais e 34.661 integrais.
Ainda de acordo com o MEC, para conseguir uma bolsa integral, o candidato deve ter renda até 1,5 salário mínimo por membro da família. No caso da bolsa parcial, a faixa de renda deve ser até três salários mínimos por integrante da família.
Os alunos que receberam bolsa parcial podem financiar o restante pelo Programa de Financiamento Estudantil(FIES) pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil.
Para atender os interessados, a central de atendimento do MEC, irá funcionar entre 8 ás 20 horas, através do telefone 0800-616161 e a lista dos pré-selecionados será divulgada no dia 10 de Março, visto que, entre os dias 10 e 12 de Março, os estudantes aprovadosd deverão comparecer á instituição para o qual foram selecionados para efetuarem suas matrículas.

DESCUBRA COMO ESCOLHER A SUA FACULDADE

A escolha da faculdade deve ser feita com muito cuidado.Você passará boa parte da vida nela, preparando-se para o futuro. Embora o seu desempenho não dependa apenas da universidade, o diploma emitido por uma faculdade de primeira linha, ou por um curso bem avaliado pelo MEC é sempre um bom cartão de apresentação.

* Fazer uma visita a escola antes da escolha é fundamental. Durante a visita, repare as instalações, converse com alunos veteranos, perguntes pelos professores.
*Na área de exatas, os laboratórios devem ser equipados com aparelhos modernos, similiares aos usados em pesquisas ou empresas, no setor de saúde é bom ter Hospitais Universitários ou convênios, na área de humanas, as bibliotecas devem dispor de um bom acervo, além de teses, disserações e computadores conectados a internet.

Quanto ao projeto pedagógico, é fundamental que a faculdade busque e incentive os estágios, é preciso que promova visita periódicas as empresas, realize seminários, simpósios e encontro com as presenças de professores bem sucedidos do mercado de trabalho.

ESTRATÉGIAS BEM SUCEDIDAS

Estudar fazendo resumo da disciplina como história e Geografia e fazer muitos exercícios de matemática de forma gradativa, os mais fáceis várias vezes até dominar totalmente o conceito, para depois partir para os exercícios médio e difíceis.
Estude pelo menos dias horas por dia, sempre grifando os assuntos e exercícios a serem revistos, faça sempre uma revisão semanal.