sexta-feira, 30 de abril de 2010

FIQUE LIGADO!

No nosso blog existem muitas informações para você, em postagens anteriores. Saiba tudo sobre o curso de Física com ênfase em Técnicas Computacionais na UFF/VR, Curso de Engenharia Naval, cursos ligados a área de Petroléo, Técnico de Meio Ambiente, curso superior de Desenho Industrial, Engenharia de Agronegócios, Colégios Militares, Curso de Automação Industrial e Metrologia, CEFET/VR, e mais ,como potencializar suas respostas utilizando as próprias perguntas da Prova do ENEM, para usa-la a seu favor na hora de responder e como usar o ENEM para ingresso nas Universidades Públicas e conquista Bolsa do ProUni. O trabalho da Deputada Federal Cida Diogo(PT), para a implantação do Polo Universitário UFF/VR e implantação dos cursos técnicos no CEFET e a palestra do ex-deputado Vladimir Palmeira na FOA/VR e dicas e pequenos textos que vão ajudar a você em concursos e vestibulares.

CURIOSIDADE I

Comandando 13 caravelas, Pedro Álvares Cabral chegou no Brasil em 22 de Abril de 1500. Os portugueses se escandalizaram com as indias todas peladonas que compunham o visual tropical ficando totalmente focado no cenário.
Daí a miscigenação foi um pulo, unindo, tradição européia e o conhecimento indígena, e olho grande dos portugueses sobre os corpos nus das nossas índias. E assim trocando brijos,carícias,e informações nasceu a nossa jangada.

CURIOSIDADE II

A jangada foi a primeira embarcação vista pelos portugueses quando aqui no Brasil chegaram.
O jangadeiro é considerado uma fígura mística, o folclorista Luis da Câmara Cascudo relata o caráter reservado deste homem dos mares: " É profissional do silêncio", também destaca a forte religiosidade, 50% das jangadas possuem nomes de santos, os mais populares são: São Pedro, Nossa Senhora dos Navegantes, Bom Jesus dos Navegantes e Santo Cristo.

É PRECISO INVESTIR MACIÇAMENTE EM EDUCAÇÃO!


Vladimir Palmeira


É preciso desenvolver um projeto educacional que promova a conscientização do consumo, a sustentabilidade ambiental, o conhecimento de novas profissões e o acompanhamento do mercado de trabalho futuro, afinal, a escola representa o momento de plantar e para se colher belos frutos é preciso regar a cabeça dos nossos estudantes todos os dias.
O momento é propício para investir em educação. Nos últimos anos, principalmente no Governo do Presidente Lula, as empresas nacionais foram fortalecidas, as políticas sociais ampliadas, diminuindo-se as desigualdades. O Brasil, hoje, é um país respeitado no exterior, tanto pela seriedade e competência na condução de sua política econômica quanto pelos investimentos sociais, o que ampliou os horizontes para brasileiras e brasileiros. Agora, para continuarmos sendo respeitados, é necessário investir maciçamente em educação e para que isso aconteça, a curto prazo, é preciso ter o Governo Federal como parceiro na complementação salarial dos profissionais de educação e na garantia dos investimentos, contando com a fiscalização da grande imprensa e de toda a sociedade civil, o que torna o processo mais transparente; elevando a discussão sobre a educação a um patamar nacional.
Assim, com a instituição “Escola” fortalecida e seus profissionais respeitados, podemos trabalhar seriamente a implantação no currículo de temas como tratamento de resíduos, aquecimento global, energia limpa, transportes alternativos, entre outros ; enfim, investir em ciência e tecnologia no ensino básico. E para isso, não basta simplesmente capacitar os professores e oferecer ferramentas adequadas, pois para que o objetivo seja alcançado é necessário que, de forma concomitante, seja estabelecido um Plano Nacional de Recuperação Salarial dos Profissionais de Educação.
O complemento Federal tem que ser muito maior e melhor regulamentado do que está disposto no FUNDEB, o que já é um avanço, mas por não ser direcionado de forma clara para ser aplicado na valorização do profissional, perde-se na burocracia ou na má vontade de alguns governos municipais.

Desenvolvimento sustentável só se conquista com investimentos pesados e diretos na educação.
A Ministra da Casa Civil Dilma Roussef, em recente entrevista, declarou que o nosso Brasil é um país de imensas riquezas, mas a maior delas é, sem dúvida, o povo brasileiro. Portanto, investir em Educação é investir no Brasil.

Enviado por e-mail
VLADIMIR PALMEIRA
Foi ex-deputado Federal Constituinte, teve um papel destacado no Congresso Constituinte. Era o responsável do PT pela área econômica, onde conseguiu aprovar pontos como a nacionalização da exploração mineral e o estabelecimento de medidas de defesa da empresa nacional.

DOIS DEDOS DE PROSA COM A DEPUTADA CIDA DIOGO


ENTREVISTA DA DEPUTADA CIDA DIOGO PARA O JORNAL OPÇÃO REGIONAL

Opção Regional: Deputada, gostaríamos de saber como a senhora vem atuando em relação ao projeto do senador Paulo Paim que visa a reposição salarial dos aposentados?

Cida Diogo: Antes de qualquer coisa, gostaria de registrar que sou totalmente a favor dos três projetos do Senador Paulo Paim, que já foram aprovados no Senado e estão para ser votados na Câmara de Deputados. Já participei de encontros, debates e reuniões juntamente com o Senador no sentido de garantir a sua aprovação no plenário da câmara. Uma destas reuniões foi muito importante, porque foi com o Presidente da Câmara Federal Dep. Michel Temer que se comprometeu em incluir esses projetos na pauta de votação em plenário.

Dep. Federal Cida Diogo, Senador Paulo Paim e o Presidente da Câmara Federal Dep. Michel Temer

Opção Regional: Nove em cada 10 analistas acreditam que o Brasil está no rumo certo do desenvolvimento econômico sustentável, e com isso existe a perspectiva de mais empregos, portanto vai ser necessária maior qualificação e formação universitária. O que a senhora tem feito neste sentido?
Cida Diogo: Acho que preparar os nossos jovens para este novo momento que o nosso país vive, é muito importante. Com a previsão de crescimento significativo para o Brasil com geração de muitos empregos, haverá necessidade de muita mão-de-obra qualificada, por isso temos lutado para expandir na região Sul Fluminense, Universidades, Escolas Técnicas, Centros Vocacionais Tecnológicos e cursos técnicos à distância. Para a UFF foram mais de 20 milhões de reais que conseguimos articular, para a UERJ foram 1 milhão de reais, para o CVT de Barra do Piraí foram 500 mil reais, além de cursos à distância que estão sendo implementados em várias cidades do Sul Fluminense.

Opção Regional: Existe uma unanimidade sobre a importância de uma maior integração das cidades da região para que juntas elas possam unir forças e construir um projeto objetivando o desenvolvimento econômico sustentável. Quais ações a senhora têm feito nesse sentido?
Cida Diogo: Desde 2007 venho articulando com o Ministério da Integração Nacional seminários, encontros e reuniões para debater um projeto integrado de desenvolvimento regional. A última iniciativa aconteceu no final de 2009, quando promovi um encontro da ADEMP – Agência de Desenvolvimento do Médio Paraíba com o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e Ministro dos Transportes, Alfredo Pereira do Nascimento para discutir projetos de desenvolvimento para nossa região.

Dep. Federal Cida Diogo, Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e Ministro dos Transportes, Alfredo Pereira do Nascimento


Opção Regional: A senhora tem um trabalho especifico em relações às questões ambientais?
Cida Diogo: Tenho. Faço parte hoje da Frente Parlamentar em defesa do meio Ambiente e tenho discutido tanto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, quanto com o Ministério do Meio Ambiente, projetos importantes para o nosso estado. Tenho orgulho de ter apresentado o PL 5300/2009, que visa como condição obrigatória para a outorga de captação de água, o reflorestamento das matas ciliares, a cargo das empresas outorgadas.