quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Matrículas para aprovados da UFF de Volta Redonda terminaram no dia 10 de Fevereiro


Os candidatos aprovados no vestibular da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda(UFF/VR), para os cursos ministrados no campus do município terminaram no último dia 10 de Fevereiro.
A relação dos aprovados já está disponível no site da instituição, www.vestibular.uff.br/2010 . Para outras etapas, o processo de remanejamento acontece em duas fases. A primeira será divulgada dia 23 de Fevereiro e a segunda dia 1 de Março de 2010.
Os resultados da reclassificação também serão divulgados nas mesmas datas do remanejamento. É importante informar que a Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda funciona na Avenida dos Trabalhadores, Vila Santa Cecília.
A UFF/VR, por meio de sua Coordenadoria de Seleção Acadêmica(CONSEAC), faz questão de tornar público a metodologia utilizada no cálculo de pontos referente ao ENEM 2009, para efeito de bonificação na nota final do Vestibular da UFF 2010, conforme o subitem 8.4 do Edital Suplementar número 2 do concurso.
Serão atribuídos 100 pontos ao candidato que obteve o valor de 3610,9 no somatório de suas notas nas quatro áreas de conhecimentos da prova objetiva do ENEM 2009. Esse valor refere-se à soma das maiores notas Teoria da Resposta ao Item( TRI), observadas em cada uma das áreas de conhecimentos( 903,2-887,0-835,6 e 985,1). Será atribuído zero ponto ao candidato que obteve o valor de 1133,5 no somatório de suas quatro áreas de conhecimentos da prova objetiva do ENEM 2009.
Esse valor refere-se à somadas menores notas TRI observadas em cada uma das áreas de conhecimentos( 263,3-300,0-224,3 e 345,9). Nessa escala de pontos de 0 a 100, o candidato que obteve 2372,20 no somatório das suas quatro notas da prova objetiva do ENEM recebe 50 pontos e o candidato que obteve 2867, 68 na soma das quatro notas da prova objetiva recebe 70 pontos.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO


O Prefeito José Luiz Anchite(PP) de Barra do Piraí participou de uma audiência com o secretario estadual de ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, para discutir a implantação do Centro Vocacional Tecnologico na cidade. A intenção é promover ensino e profissionalização, difusão do conhecimento ciêntifico e tecnologico para as áreas de processo produtivo.
A deputada federal Cida Diogo(PT) que destinou uma emenda no orçamento federal para CVT em Barra do Piraí, Quatis, Porto Real, Pinheiral e Piraí, em entrevista ao nosso blog, esclareceu que os CVTs_ são unidades do projeto estruturador ou seja uma rede de formação profissional orientada pelo mercado de trabalho. São centros de treinamentos voltados para a qualificação profissional dos cidadãos, levando em conta o potencial e a vocação de cada região, oferecendo vários cursos profissionalizantes com laboratório vocacional para o treinamento dos estudantes.
Uma pesquisa feita na região apresentada na audiência, mostrou a necessidade de mão de obra qualificada devida a essa exigência de mercado de trabalho, o prefeito se comprometeu a partir do CVT um grande polo regional, para a qualificação profissional e a geração de emprego e renda, como apoio dos empresários locais para o aproveitamento da mão de obra formada nos centros.

ENGENHARIA NAVAL


O curso foi criado em 10 de Dezembro de 1959, com a denomiação de Engenharia Naval Mecânica. Mas o aperfeiçoamento de necessidades específicas levou a troca do nome para Engenharia Naval. O curso evoluiu rapidamente, pois o setor está em franca expansão.

As mudanças surgiram como consequência do desenvolvimento do próprio setor maritimo no Brasil, que passou de um simples construtor de navios padronizado de projetos estrangeiros com pouca ou nenhuma tecnologia nacional para grande potência que é o setor no Brasil atualmente em termos : Tecnológicos, Projetos, Construção e Operação de Navios em Plataforma e de Exploração de Petróleo no mar.Segundo informações da UERJ a empregabilidade dos alunos desse curso é de 100%, todos os formandos estão empregados, muitos conseguem a vaga antes mesmo de concluir o curso.

E não é apenas nas áreas de Petróleo mas também nas áreas de projetos, construção naval, transporte marítimo, logistica, máquinas e instalações de sistemas oceânicos, inspeção e classificação naval e apoio marítimo.

SAIBA MAIS SOBRE PROFISSÕES-DESENHO INDUSTRIAL


Desenho Industrial

Atua em duas fases, criação de objetos e programação visual.

No primeiro caso estuda as funções da peças tridimensionais, seu uso, sua manipulação e praticidade. Pesquisa novos materiais, procurando melhor aproveitamento e diminuir os custos.


Pode projetar móveis, eletrodomésticos, acessórios, máquinas e equipamentos. Já a programação visual faz projetos gráficos, sites para a internet, logotipos, embalagens e etc.


Possue cinco classificações: Design Digital, Design Gráfico, Design de Embalagem, Programação Visual e Programação de Produtos. O currículo básico mistura aulas de desenhos livres e técnicos, fotografia, arte e teoria da comunicação, física, matemática, estatistica e informática.

Resultados do ENEM 2009


Foi divulgado no dia 28 de Janeiro de 2010, pelo Ministério da Educação(MEC), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM). Os estudantes, portanto, já poderão escolher a partir do dia 29 de Janeiro, o curso que querem fazer em uma das 51 instituições participantes do Sistema Unificada de Seleção. São 47, 9 mil vagas disponíveis.
Serão três etapas contidas no sistema. Na primeira, que foi até o dia 3 de Fevereiro, o aluno poderá escolher o curso que quer fazer. Foi até o dia 30 de Janeiro, o estudante vai saber qual é a nota de corte do curso que escolheu.
As notas são ponderadas de acordo com o que a instituição quer- um curso de medicina, por exemplo, , pode dar mais importância à nota de Matemática do que a nota de Português. Esse é um dos motivos pelo qual a nota de corte é mutável.
Ao terminar o processo, o sistema vai gerar a lista de alunos selecionados e as instituições se encarregam de fazer a sua seleção. No dia 15 de Fevereiro, o MEC abrirá nova seleção, da mesma forma, com as vagas remanescentes. Uma nova lista de selecionados será gerada até o dia 20 de Fevereiro.
A terceira etapa está prevista para acontecer entre os dias 1 e 3 de Março, com resultado do dia 5.

Acesse: http://sisu.mec.gov.br/

Estudantes de todo o país participaram da 11 Edição do ENEM


NACIONAL

Os últimos finais de semana foi de prova para milhões de estudantes brasileiros que participaram da 11º Edição do Exame Nacional do Ensino Médio( ENEM). O exame, que acontecei no sábado e domingo em todo o país, deveria ser realizado no mês de outubro, mas devido o roubo da prova, houve cancelamento, que acabou prejudicando quatro milhões de candidatos e por enquanto causou prejuízo de mais de R$ 30 milhôes aos cofres públicos; Além disso, pode ter resultado no maior índice de abstenção de todos os tempos.
Segundo informações da Agência Brasil, criada em 1998, a prova do ENEM é voluntária, mas ganhou peso desde que passou a ser pré-requisito para conseguir uma bolsa do Programa Universidade para Todos(ProUni). Neste ano, ela também substituirá, total ou parcialmente, o Vestibular pelo menos 40 universidades federais. Depois da fraude constatada no exame, muitos estudantes admitiram que as mudanças deixaram a prova mais difícil. Com isso, de cordo com esses estudantes, as chances de conseguir uma bolsa no ProUni são menores. Além disso, acreditam que depois do vazamento do ENEM continua a ter um peso importante. Em relação ao adiamento da prova, muitos acreditam que atrapalhou os candidatos pelo fato do exame ter ficado próxima á de outros vestibulares, como o da Universidade de Brasília(UnB).
Muitos candidatos reclamaram da quantidade de questões. Disseram que foram, muitas e, por isso, o exame se tornou cansativo. Cada prova contou com 45 questões de múltipla escolha, totalizando 180 durante os dois dias, além da redação.

RESULTADO DO ENEM

Segundo o Ministério da Educação, o resultado final das provas deverá ser publicado no dia 5 de fevereiro de 2010. As provas objetivas e as redações serão corrigidas separadamente e essas últimas serão lidas em telas de computadores após passar por um scanner, para digitalizar a imagem.
Em janeiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP)deverá aplicar o exame para as pessoas que estão presas(cadeia). Reclamações sobre a aplicação da prova podem ser feitas no serviço Fala, Brasil pelo telefone 0800-616161 ou no Fale Conosco, dispo´nível no site: www.inep.gov.br.